:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A noite deste sábado, 22, guarda muitas emoções para músicos e plateia do 5º Encontro de Cordas do ICED, no salão da Igreja Batista Memorial. Um evento tão especial que teve gente atravessando oceanos para participar. E não é mera força de expressão, foi exatamente assim que aconteceu com Mário Wete (Viola), Florêncio Manhique (Violoncelo) e Jéssica Nhatumbo (Violino), vindos de Moçambique para Teixeira de Freitas. Se valeu a pena a viagem deles? Com certeza! Foi isso que eles mesmos garantiram.

Diante desse exemplo, acabaram-se todas as desculpas para não ir ao Encontro. Nessa noite saia de casa e aproveite. Além de tudo, o concerto é gratuito e tem mantido a média de 300 visitantes por noite. Um sucesso! Voltando aos moçambicanos, que vieram como músicos aprendizes e para participarem das apresentações, saiba que eles saíram da República de Moçambique, mais precisamente da capital Maputo. Moçambique fica no sudeste africano e é banhado pelo Oceano Índico. De lá, eles voaram para a Angola, onde pegaram outro voo para São Paulo. Já no Brasil, exaustos, seguiram viagem até Salvador. Aí, foi a vez de, pelo chão, no “busão”, pegarem a estrada até Teixeira de Freitas. “Nunca tinha feito uma viagem tão longa”, confessou o Florêncio.

Nem eles mesmos sabem precisar exatamente quantas horas durou a viagem toda.  Por aqui, eles distribuem simpatia e estão na torcida para voltarem em 2018. Mário conta que eles tiveram o convite do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), para virem ao Encontro de Cordas, que nesta edição teve como tema “Do Erudito ao Tropicalismo”. O NEOJIBA tem parceria com o Xiquitsi, projeto onde eles aprendem música em Maputo. Lá, eles passaram por audições e seletivas até conquistarem as vagas para o Encontro.

O melhor programa do seu sábado

Eles fizeram por merecer e são eles quem reforçam o convite para a última apresentação desta edição. Essa será também a última noite de Mário, Florêncio e Jéssica em solo teixeirense. Aprecie. O Encontro de Cordas é um evento que já faz parte do calendário Cultural do Extremo Sul da Bahia, Nordeste de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e do turismo nacional com projeção internacional. Há cinco anos o Encontro promove conhecimento e encanta plateias.

“A nossa estadia aqui é muito boa, experiência muito boa, o intercâmbio com pessoas de tantos lugares é muito maravilhoso. Me apaixonei pelo povo de Teixeira” diz Mário, todo alegre.  Para Jéssica, a principal riqueza desta vivência são as aulas, os ensaios diários durante toda a semana e tudo o que está aprendendo. “Gosto muito disso”, resume. “Quero voltar em 2018 e outras vezes mais, sem dúvidas. Só que não depende só de mim. Mas eu quero sim, quero muito”, segue a torcida do Florêncio.

O Concerto de Encerramento promete grandes emoções com a Orquestra Infantil, Orquestra 9 de Maio e Orquestra Regional do Extremo Sul daBahia. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Assim como os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro, sintonizando a eletricidade com as informações da vanguarda erudita, o 5º Encontro está sendo um momento de progresso na vida dos alunos participantes.

 

Por: Vida Diária/Decom

Reportagens relacionadas:

Contagem regressiva para o 5º Encontro de Cordas do ICED; Inscrições abertas

 

Contagem regressiva: Faltam 10 dias para o 5° Encontro de Cordas do ICED

5º Encontro de Cordas: a história real com jeito de sonho e trilha erudita

Programa Vida Diária deu “palhinha” do que será o 5º Encontro de Cordas

Ibirapuã comemora aniversário com concerto gratuito na Praça

Teixeira de Freitas sedia o 2º Colóquio Nacional de Música

Aniversário de Ibirapuã com praça lotada e muita emoção na apresentação do “Concerto pela Paz”

Melhores da Semana: de 15 a 22 de julho

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.